sábado, 26 de março de 2011

A forma como estão dispostos os equipamentos na rede e como estão interligados constituem o tipo de tipologia física associada.

Existem 5 tipologias físicas:

barramento (BUS), estrela (STAR), árvore (TREE), malha (MESH) e anel (RING).



TIPOLOGIAS EM BARRAMENTO - BUS



■ utilizada em redes locais (LAN) porque necessita de poucos equipamentos e as ligações são fáceis de configurar ou seja é fácil adicionar um novo PC na rede.

■ deixou de ser utilizada em consequência da velocidade máxima de transmissão limitada pelo cabo coaxial e a baixa fiabilidade. Uma ficha mal cravada impedia todos os outros computadores de comunicar.

■ na imagem 1 o terminador refere-se a um equipamento que garante a comunicação evitando a reflexão do sinal e a consequente perda de comunicação.





TIPOLOGIAS EM ESTRELA - STAR



■ é a mais utilizada em redes locais (LAN).

■ utiliza cabos de pares entrançados - http://lsm.dei.uc.pt/ib/comunicacoes/redes/entrancado.html - e não coaxiais.

■ dada a necessidade de um equipamento de interligação (switch) entre os computadores o comprimento do cabo utilizado é maior do que nas redes bus.

■ o preço do cabo entrançado é mais baixo do que o cabo coaxial.

■ o facto de ser necessário utilizador um equipamento de interligação torna o custo de implementação mais elevado face às redes bus.

■ os equipamento de interligação apresentam um número limitado de portas o que limita a adição de novos PC's à rede.

■ as vantagens desta tipologia são a fiabilidade e a velocidade.Se um dos computadores da rede apresentar qualquer problema os outros não serão afectados. São possíveis velocidades de 10Mbps, 100Mbps, 1Gbps e 10Gbps.



Equipamentos de interligação:

Switch ou comutador
equipamento de rede utilizado para interligar vários computadores (tantos quanto o número de portas disponíveis).
A nível da tecnologia Ethernet encontra-se em grande expansão a utilização de "Switches Ethernet". Podemos definir este equipamento como um "Hub" com as capacidades de uma "bridge", já que tem várias portas para interligação dos postos de trabalho e ao mesmo tempo isola o tráfego de cada troço, não deixando passar os pacotes perdidos. O switch tem a mesma função do HUB, mas o seu funcionamento interno é diferente. Enquanto que um HUB distribui a informação por todas as portas simultaneamente, o switch estabelece uma ligação directa entre o dispositivo transmissor e o dispositivo receptor.

Hub
Destina-se às redes locais do tipo Ethernet com topologia em estrela. Disponibiliza um conjunto de portas RJ-45 (8, 12, 24 ou mesmo 48) destinadas à ligação de postos de trabalho ou de outros "Hubs", procedendo à regeneração dos sinais eléctricos entre os segmentos existentes. O seu comportamento é passivo, já que o tráfego existente num segmento acaba por se repercutir nos restantes. É um aparelho que serve para ligar os vários dispositivos que compõem uma rede, computadores, impressoras ou outros.

Brigde
é um equipamento destinado à interligação de troços de rede distintos e geralmente homogéneos. Embora seja de fácil instalação e configuração consegue ter um comportamento activo. É um dispositivo capaz de dividir uma rede em sub-redes. A sua função primária é manter o tráfego separado em ambos os lados. O tráfego só passa se for dirigido a um posto do lado oposto.

Router - é um equipamento orientado para a interligação de redes de diferentes tecnologias e de diferentes âmbitos (LAN, MAN e WAN) que funcionam autonomamente. Entendendo vários protocolos e através de tabelas de "routing", fazem o encaminhamento dos pacotes para o destino correcto, actuando de forma activa na rede. O router funciona ao nível do IP. É um dispositivo que serve para interligar duas ou mais redes diferentes. Por exemplo, se tivermos uma rede local e houver necessidade de a ligar à Internet, então utiliza-se um router.





TIPOLOGIAS EM ÁRVORE - TREE




■ existem vários equipamentos de interligação que podem ser switchs, hubs e routers.

■ cada switch/hub liga-se a vários computadores na sua própria zona, criando LANs que formam uma CAMPUS.

■ é a estrutura implementada em situações em que existem vários pavilhões; em cada pavilhão existe um switch/hub/router que interliga todas as salas; em cada sala existe também um switch/hub/router.

■ a grande vantagem desta tipologia reside no facto de permitir em caso de avaria detectar o sítio onde ocorreu.





TIPOLOGIAS EM MALHA - MESH






■ é um exemplo de como se encontra estruturada a Internet.

■ utiliza-se em redes alargadas WAN.

■ quando enviamos um pacote de dados, por exemplo um email, ele vai percorrer um dos muitos caminhos alternativos até ao destino. Ao enviar o pacote pela segunda vez existe a possibilidade dele não seguir o mesmo caminho; apesar de ter o mesmo destino e a mensagem ser a mesma.

■ a grande vantagem reside na possibilidade de existirem vários caminhos disponíveis para atingir um destino.

■ tem como desvantagens a grande compexidade da rede e o preço dos equipamentos de interligação nos nós (routers).



TIPOLOGIAS EM ANEL - RING




■ é usada em LAN, CAMPUS e MAN.

■ consiste em interligar os computadores em anel evitando colisões; os sinais passam sequencialmente de PC em PC e sempre no mesmo sentido.

■ a fiabilidade é um dos principais problemas; no caso de se danificar o cabo todos os PC's deixam de ter comunicação, à semelhança do que se passa com a tipologia em barramento.

■ para lidar com a baixa fiabilidade existe a tipologia de duplo anel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário