quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Redes de Computadores

Rede de computadores


Uma rede de computadores consiste de 2 ou mais computadores e outros dispositivos conectados entre si de modo a poderem compartilhar seus serviços, que podem ser: dados, impressoras, mensagens (e-mails), etc.


Bridge


É o equipamento utilizado quando pretendemos a interligação de dois segmentos de rede diferentes. Este dispositivo é capaz de dividir uma rede em sub-redes, a sua principal função passa por manter o tráfego separado de forma a evitar as “colisões de dados”. A informação só passa se for dirigida a um posto do outro lado da rede.
É frequente serem confundidos os conceitos de bridge e concentrador (ou hub); uma das diferenças, como já enunciado, é que o pacote é enviado unicamente para o destinatário, enquanto que o hub envia o pacote em broadcast.


Router

É um equipamento usado para fazer a interligação de redes diferentes(LAN,MAN,WAN) a comunicação entre diferentes redes de computadores provendo a comunicação entre computadores distantes entre si. A principal característica desses equipamentos é seleccionar a rota mais apropriada para encaminhar os pacotes recebidos. Ou seja escolher o melhor caminho na rede para um determinado destino.



Aspectos fundamentais das tecnologias de rede

Quando usamos um computador apenas,e uma impressora ligamos todos os equipamentos ao computador. Quando temos vários computadores e pretendemos partilhar dispositivos diferentes é necessário criar uma rede para que todos tenham acesso ao hardware.


Hub-Em informática, o broadcast é utilizado em hubs (concentradores) ligados em redes LAN,MAN, WAN e TAN.
O hub pode ter até 48 portas, para a ligação de computadores.
O hub tem tambem a grande desvantagem de não separar o tráfego assim sendo são frequentes as "colisões de dados".

Switch-O Switch pode ser descrito como um hub com capacidades de bridge (o switch mantem tal como as bridges o tráfego separado o que evita as "colisões de dados".
O Switch tem tambem várias portas para a ligação de computadores.

Ethernet- É uma tecnologia para áreas locais baseada no envio de pacotes.

Quanto à dimensão/àrea existem vários tipos de rede.

LAN- Uma LAN ou rede local ocupa uma àrea bastante limitada: um edificio ou um grupo de edificios próximos.São redes de débito médio ou alto.Existe tambem um conjunto de protócolos que são característicos das redes locais.

WLAN-Uma WLAN ou uma rede local sem fios apresenta vantagens quando é necessária mobilidade (Um veículo num armazém). A rede local sem fios caracteriza-se peça sua fácil instalação e flexibilidade.

MAN-Uma MAN ou uma rede metropolitana pode ser considerada uma WAN de dimensão mais reduzida, pode abranger até uma cidade no máximo. A tecnologia empregue pode incluir redes ponto-a-ponto (redes sem PC servidor) ou usar meios que permitem um débito mais elevado como ATM (fibra óptica). Uma vez que as redes da área metropolitana (tal como as WAN) envolvem a utilização de espaços públicos, apenas podem ser instaladas por empresas licenciadas pelo estado, sendo a tecnologia de eleição o ATM. Os únicos casos em que é possível realizar interligações através de espaços públicos é usando micro-ondas rádio ou laser, mesmos nestes casos existem restrições quanto a potência de emissão.

PAN-Uma PAN ou rede pessoal é conhecida não só pelo seu alcance reduzida mas tambem por utilizar comunicação sem fios, os seus débitos são tambem relativamente baixos cerca de 1Mbps.

VLAN-As VLANS são definidas sobre redes locais que estão equipadas com dispositivos apropriados (dispositivos que suportam VLANs). Trata-se de definir até que zonas da LAN se propagam as emissões em "broadcast" (vários receptores) que tem origem noutra zona. Como muitos serviços de rede local, como por exemplo os da "MicroSoft" e da "Novell" são detectados com recurso ao "broadcast", ao definir zonas às quais este tráfego não chega pode-se criar zonas distintas dentro de uma LAN que não são visiveis entre sí. Note-se que apenas se torna as zonas não visiveis entre sí, as VLAN não proporcionam qualquer segurança.

WAN-As WAN ou redes alargadas podem abranger todo o mundo e sao constituidas por várias LANs ou Mans sendo a internet o exemplo mais conhecido.